quinta-feira

SEXTA FEIRA 5 SETEMBRO 2014

O CINEMA-FORA-DOS LEÕES apresenta


5 Setembro
A Casa Esquecida, 2004, 44'
A Tempestade, 2012, 40'
Sessão apresentada pela realizadora Teresa Garcia.

A Casa Esquecida

Ivo e Tomás, dois vagabundos voluntários que alimentam a alma de caminhos e grandes ventos. De vez em quando fazem uma paragem, alugando os braços, o tempo necessário para poder, provisões feitas, retomar a estrada. Uma vez, com o sol no máximo e um calor abrasador, o deserto que atravessam parece não ter fim. Já não têm água… ao final do dia, já sem forças, deixam-se cair junto a um arbusto seco. Ivo contempla o nascer da lua, como para se despedir e murmura versos do poema de um advogado que encontraram antes. É então que vê ao longe uma luz. Põem-se a caminho da casa.

A Tempestade

Este filme foi pensado como um conto ou um sonho e fala-nos do encontro (e desencontro) entre uma rapariga a sair da adolescência que vive numa pequena vila no alto de um grande lago e um rapaz um pouco mais velho que volta a ela depois de ter estado longe muitos anos e culmina com uma tempestade, que é mais uma tempestade de paixões desordenadas, do que uma tempestade dos elementos, embora esta acabe também por acontecer.
O crescimento, a passagem ao estado adulto, a ligação ao imaginário da infância, os sonhos que projectam o futuro, o contraponto personagens-natureza numa relação estreita de simbiose e de confronto, a dualidade entre o dia e a noite, entre o real e o sonho, entre um dia de sol e um dia de tempestade, são a principal matéria deste filme.

Não faltem.

Sessões às 21h30

Mais informações em : https://www.facebook.com/auditoriosorormariana?ref=hl

AUDITÓRIO SOROR MARIANA
Cineclube da Universidade de Évora
Rua Diogo Cão, 8 | 7000-872 Évora | Portugal

cineclube@uevora.pt | auditorio.sorormariana@gmail.com

Apoios: Universidade de Évora, ICA/SEC - Rede Alternativa de Exibição Cinematográfica, Direcção Regional de Cultural do Alentejo. Universidade de Évora, Associação de Estudantes da Universidade de Évora, Fundação INATEL, Federação Portuguesa de Cineclubes, Perspectiva – Impressão Digital, Câmara Municipal de Évora
 

Sem comentários: