quinta-feira

QUINTA FEIRA 11 DEZEMBRO 2014

O CINEMA-FORA-DOS LEÕES apresenta

11 de Dezembro

O Último Ano em Marienbad

de Alain Resnais
Ficção | França | 1961 | 94'
Com apresentação do Professor José Rodrigues dos Santos (CIDEHUS|UÉ)


No labirinto onírico e geométrico que no filme desta noite se prepara para nos cativar enigmaticamente, assistiremos ao primeiro de dois encontros do cinema com outra arte: nesta semana, será o encontro entre o cinema e a literatura, na próxima, entre o cinema e a pintura.
«O último ano em Marienbad» é o filme que marca como nenhum outro o cruzamento fértil entre o novelista do Nouveau Roman, Alain Robbe-Grillet (aqui, autor do guião e dos diálogos, depois publicado como uma cine-novela), e o cineasta da Nouvelle Vague que mais cedo foi mais longe, Alain Resnais.
O convidado que hoje apresentará este filme seminal será o Professor José Rodrigues dos Santos, o primeiro de um ciclo de apresentação a cargo de académicos da Universidade de Évora no Cinema-fora-dos Leões, agora que estamos a perfazer um ano de programação ininterrupta às sextas-feiras no âmbito das actividades do Cineclube Universitário.

Na próxima semana, um filme-surpresa de Peter Greenaway permitirá confrontar os dois regimes de imagem em que este cineasta britânico é, além de mestre, viciado: a imagem pictórica e a imagem cinematográfica, cujas bodas alcançam nele, não só as culminâncias da sumptuosidade visual, como as subtilezas de um pensamento cifrado que, por meio delas, atravessa as finas teias que levam da arte à vida. A escolha da película e a sua apresentação estarão a cargo do nosso segundo convidado nesta série, o Professor Paulo Simões Rodrigues, Director do Centro de História da Arte e Investigação Artística.

Sessões às 21h30

Mais informações em : https://www.facebook.com/auditoriosorormariana


Sem comentários: