sábado

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015

FIDÉLIO, L’ODYSSÉE D’ALICE
de Lucie Borleteau | 2013 | comédia dramática | 1h37 | M/12
(antestreia)
Com: Ariane Labed, Melvil Poupaud, Anders Danielsen Lie
Argumento: Clara Bourreau e Mathilde Boisseleau
Origem: França
Produção: Why Not Productions
Vendas internacionais: Pyramide International
Estreia em França: 24/12/2014

Alice deixa Félix em terra e embarca como mecânica num cargueiro de nome “Le Fidélio”. A bordo apercebe-se que está a substituir um homem que acabou de falecer e descobre que Gael, o seu primeiro grande amor, é o responsável pelo navio. Alice encontra um bloco do seu antecessor onde, por entre problemas mecânicos, conquistas sexuais e a melancolia amorosa, transparece a travessia. No meio da equipa exclusivamente masculina, embalada por amores subentendidos, Alice entrega-se à felicidade e tenta manter o rumo. Uma primeira longa-metragem seleccionada para mais de uma dezena de festivais.

A Realizadora
Nascida em 1980, estudou Cinema em Saint-Denis, Paris 8. Trabalhou em Cinema, produção, fez argumentos, ajudou na realização Claire Denis, Arnaud Desplechin, Lou Ye. Fez Teatro. Realizou três curtas metragens. Fidélio, l’Odyssée d’Alice é a sua primeira longa-metragem.

    Críticas
    Um grande relato sentimental e sexual no cruzamento dos imaginários e dos géneros.
    Les Inrockuptibles – Romain Blondeau

Festivais
Festival de Cinema de Locarno (2014) – Prémio Melhor Interpretação Feminina para Ariane Labed, Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary (República Checa 2015)

Sem comentários: