sábado

Terça-feira, 4 de Setembro de 2012 - CINEMA DE VERÃO



CINEMA DE VERÃO
Terça-feira, 4 de Setembro de 2012
22h00 - Delegação de Évora da Fundação INATEL


CINEMA DE BAIRRO
Um documentário realizado por jovens moradores de bairros sociais de todo o país. Um olhar inocente, cúmplice e real. Histórias de um dia-a-dia desconhecido.


No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, a Fundação INATEL produziu o projeto sociocultural “Cinema de Bairro”, com o apoio do instituto da Segurança Social.


Em parceria com entidades locais, cinco realizadores/formadores da área do cinema documental juntaram-se a jovens moradores de bairros sociais do país. Filmar histórias reais foi o motivo do encontro.


25 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 22 anos e moradores nos bairros de Mataduços (Guimarães), Bairro da Rosa (Coimbra), Casal da Mira (Amadora), Bairros I e II (Beja) e Bairro da Rua da Armona e das Panteras Cor-de-Rosa (Olhão), romperam a rotina, nem sempre fácil, e abraçaram a experiência do cinema.


Conduzidos pelos cineastas João Pinto Nogueira, Leonor Areal, Pedro Sena Nunes, Rui Simões e Marta Pessoa, o processo decorreu entre março e abril de 2010. Entre a introdução ao audiovisual e as filmagens das histórias apresentadas pelos jovens, nasceram novos pontos de vista dos bairros sociais portugueses.


Pontuado por experiências negativas e positivas, “Cinema de Bairro” tenta mostrar o outro lado de viver num bairro social. Quebrando preconceitos vivenciados pelos seus intervenientes, mas também demonstrando diversos aspetos positivos de viver num espaço raramente integrado e muitas vezes desconhecido, encontraram-se energias e sinergias que, por vezes, conscientemente são esquecidas.


No final resulta uma longa-metragem documental com caraterísticas muito próprias onde se descrevem histórias e ambientes com os quais os jovens envolvidos crescem, identificam-se…mas têm força para mudar.



O projeto “Cinema de Bairro” resulta de um protocolo em boa hora assinado entre o instituto da Segurança Social, I.P e a Fundação INATEL no âmbito das ações de divulgação do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. O objetivo de dar voz e imagem a jovens residentes em territórios urbanos onde a exclusão social é uma realidade vivida no quotidiano é neste projecto conseguido de forma muito feliz através do recurso a técnicas cinematográficas que lhes permitem descrever, na primeira pessoa, as formas, cores e sons da realidade vivida nos seus bairros. O resultado final deste filme é, no mínimo, surpreendente.


(Edmundo Martinho)

site da Fundação INATEL


Sem comentários: