terça-feira

QUARTA FEIRA 2 ABRIL 2014

CURTAS-METRAGENS PORTUGUESAS | TERRATREME FILMES


As sessões serão às 18:00 e às 21:30

A CIDADE E O SOL
de Leonor Noivo
2012 | 18’

Sinopse : Uma mulher e dois cães, numa casa de uma cidade. Ela reencontra nos gestos de um quotidiano a lembrança de quem partiu. O sol ofusca, torna-se agressivo em como a morte, ela não consegue olhá-lo de frente, apenas o seu efeitos sombras à sua volta.


LISBOA – PROVÍNCIA
de Susana Nobre
2009 | 20’

Sinopse : Em casa de um doente, uma enfermeira executa maquinalmente os gestos de cuidar: ajeita a almofada, segura- lhe o pulso, lava uma ferida. Teresa é enfermeira há mais de quarenta anos num antigo hospital de Lisboa dedicado ao cuidado de doentes com cancro. Veio de uma aldeia no Alentejo com dezasseis anos para Lisboa. no hospital, um médico lê em voz alta o processo de um doente falecido. nome. Data de nascimento. estado civil. profissão. Diário clínico. com o processo na mão, Teresa dirige-se ao arquivo do hospital e deposita o documento numa caixa onde se encontram outros processos. a caixa é esvaziada e cada processo é carimbado com a letra f por uma secretária que de seguida percorre os diversos corredores do arquivo à procura de lugar onde este deve ser arquivado. Teresa de volta ao Alentejo, canta no coro da casa do povo da terra onde nasceu.


CRÓNICA PARISIENSE
de Luís Miguel Correia
2012 | 25’
 

Sinopse : Durante a sua estadia em paris, em 1939, o compositor português Fernando Lopes-Graça tem a sorte de conhecer pessoalmente Béla Bartók. É uma rara oportunidade para mostrar as canções que acaba de escrever ao compositor húngaro que tanto admira, mas a mera ideia deixa-o aterrorizado. Com o passar do tempo, vai ficando desinibido e acaba por decidir-se a ir para a frente com a ideia. Nesse mesmo momento, Béla Bartók afasta-se e Lopes-Graça perde a oportunidade para sempre.


LA CHAMBRE JAUNE 

de André Godinho
2012 | 30’

Sinopse : Um quarto vazio. Uma actriz. O que é preciso para fazer um filme? Um argumentista que escreve. Um filme que passa numa televisão. Boy meets Girl. Um encontro entre dois actores. O que se vê de uma janela falsa? Um cenário num estúdio. Um director de fotografia. Uma estrela de cinema. Um argumento. Quando é que um filme acaba? Um realizador. Uma câmara.


INCÊNDIO
de André Dias, Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman
2011 | 23’

Sinopse : A melhor aula termina com uma lição.


As sessões serão às 18:00 e às 21:30

Esta sessão é em colaboração com a TERRATREME e poderão ter mais informações sobre a mesma em : http://www.terratreme.pt/

Sem comentários: